COMPRE PELO TELEFONE: (51) 3221 3239 / (51) 9113 7911

O seu Cesto encontra-se vazio no momento.
Saúde e Soja Imprimir E-mail

Saúde e Soja

SOJATERAPIA - A PREVENÇÃO, O TRATAMENTO E A CURA.

INTRODUÇÃO A SOJATERAPIA

“Texto extraído do Livro (Sojaterapia: a Prevenção, o Tratamento e a Cura) do Prof. e Biólogo Marcos Ramos”.

 

A SOJATERAPIA é uma ciência milenar teve como centro de origem o continente asiático, mais precisamente a região correspondente à China Antiga.

 

Há referências bibliográficas, segundo as quais, a soja constituía-se a base alimentar do povo chinês há mais de 5.000 anos.

 

A mais antiga referência sobre soja na literatura aparece em um livro de medicina intitulado "Pen Tsao Kang Mu" (Matéria Médica), escrito pelo Imperador Shen Nung.

 

Na literatura, as referências a esta obra aparecem com seis datas diferentes de publicação, entre os anos de 2.838 A.C. a 2.383 A.C.

 

A soja, considerada alimento funcional, fornece nutrientes ao organismo e benefícios para a saúde.

 

É rica em proteínas, contém isoflavonas, saponinas, fitatos, inibidores de protease, fitosteróis, peptídeos com baixo peso molecular, oligossacarídeos e ácidos graxos poliinsaturados (Omega 3 e Omega 6), que auxiliam na redução de riscos de doenças crônicas e degenerativas, prevenindo o Mal de Alzheimer.

 

Também constitui boa fonte de minerais como ferro, potássio, magnésio, zinco, cobre, fósforo, manganês, cálcio, e vitaminas do complexo B

(CARRÃO-PANIZZI e MANDARINO, 1998).

 

A SOJA

Glycine max (L.) Merrill)

 

É um dos alimentos de origem vegetal que apresenta o maior teor de proteínas, contendo quase todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano necessita para construir e renovar células.

 

É uma fonte de proteína que não contém compostos purínicos, que são os responsáveis pela formação do ácido úrico no organismo, por tanto quem sofre de gota geralmente possui outras doenças principalmente do sistema imunológico devido à dieta pobre em proteínas.

 

A soja irá fornecer todas as proteínas que o paciente nescessita para uma nutrição equilibrada.

 

Assim sendo, ela é muito recomendada como alimento na dieta de doenças como osteoporose, artrite, osteoartrite ou artrose, gota, diabetes, etc.

 

Por ser fonte de proteína vegetal, não causa lesões ou inflamações da pele e mucosas, mesmo em pessoas sujeitas a alergias de fundo hepático.

 

Contém tiamina, niacina e riboflavina, fatores do complexo vitamínico B, raros em alimentos de origem vegetal, mas essenciais para o desenvolvimento e manutenção de nervos e pele.

 

Devido ao seu poder de alcalinizar e fluidificar o sangue, a soja é indicada para pessoas em convalescença, pré e pós-operatório com baixa resistência a enfermidades e em processos degenerativos do fígado, rins e/ou artérias.

 

Ela tem o poder de cicatrizar feridas e coagular o sangue mais rápido.

 

Pelo seu baixo índice glicêmico, seu elevado teor de fibras e a presença da lecitina, é um alimento benéfico para diabéticos, reduzindo inclusive as necessidades de insulina.

 

Pelo seu elevado teor de proteínas, óleos nutricionais e lecitina de soja é indicada para pessoas com subnutrição, baixo desempenho escolar e de memória.

 

É indicado também para quem deseja aumentar a massa muscular (possui BCAA de alta qualidade), mais para isso aconteça deverá praticar exercícios direcionados ao local onde queira aumentar a massa muscular, pois a proteína da soja serve de combustível para os músculos se recuperarem mais rápidos e devido a quantidade de sais minerais previne dores musculares como as câimbras.

 

NEM TODAS AS SOJAS SÃO IGUAIS

 

Muitos são os produtos da soja (farinhas, grãos, proteínas texturizadas, concentradas, isoladas, óleos e seus derivados como leite, tofu, missô, shoyu e até sobremesas como doces, iogurtes e sorvetes).

 

Na germinação do grão, obtêm-se os brotos de soja, que possuem elevado teor de vitamina C e isoflavonas.

 

Existem muitas sojas no mercado com valores baixos (cerca de R$ 8,00 à R$ 10,00), fiquem de olho, isto acontece porque logo que saem da lavoura são torradas e moídas, não passam pelo processo de germinação e fermentação.

 

Sendo assim não possuem valor biológico, visto que são torradas e suas proteínas se desnaturam com o calor.

 

Para saber se a soja tem benefício para saúde, basta olhar no rótulo que é supervisionado pela ANVISA, se conter “ISOFLAVONA” é uma soja de boa qualidade e contém proteínas, pois não foram torradas, elas passaram pela germinação e fermentação numa temperatura com cerca de 25 á 35°C.

 

Qualquer proteína começa a se desnaturar a partir de 42°C, por isso que quando as pessoas estão num estado febril (40°C), deve-se combatê-la para que não ocorra convulsão.

 

A REPOSIÇÃO HORMONAL

 

AS ISOFLAVONAS são fitoestrógenos moderadores, ou seja, no organismo da mulher regula o estrogênio e no homem regula a testosterona.

É um repositor hormonal natural.

 

EFEITOS NEGATIVOS DA REPOSIÇÃO COM HORMÔNIOS ANIMAIS

 

A reposição feita com Estradiol, Estrona, e estriol (retiradas de animais) e até mesmo os sintéticos como etinilestradiol causam vários cânceres, derrame, aumento dos seios, aumenta a gordura corpórea, retenção de sal e de líquidos (aumentando a pressão arterial), depressão, stress, dores de cabeça.

 

Interfere nos hormônios da tireóide, aumenta os coágulos no sangue, diminui a libido, resseca a vagina, diminui o controle da glicose ou seja diminui a produção de insulina, aumenta riscos de doença na vesícula biliar, aumenta o risco de doenças auto-imunes, dentre outras alterações.

 

EFEITOS POSITIVOS DA REPOSIÇÃO COM HORMÔNIOS NATURAIS COMO A ISOFLANA DA SOJA

 

A reposição natural com isoflavona previne os cânceres de próstata, de ovários, de mama, tireóide, cólon, pâncreas, estômago, pulmão, boca, etc.

 

Trata o diabetes, o envelhecimento das células (fazendo a reposição de elastina e colágeno), combatendo rugas e a flacidez da pele, queima as gorduras do abdômen, culote e pernas.

 

Previne artrite (pois é um anti-inflamatório natural), combate o desgaste das cartilagens (artrose), previne osteoartrose, trata e cura a osteoporose,

 

Trata os problemas cardio-vasculares regularizando o colesterol, triglicerídeos e glicose, normalizando a pressão arterial, aumentando a circulação, evitando o aparecimento de varizes, trombose, embolia.

 

Combate o stress, a insônia, controlando a incontinência urinária, a queda de cabelos.

 

Trata a impotência nos homens e a libido na mulher, fazendo com que o pênis fique mais ereto, pois aumenta a circulação, e faz com que a vagina fique mais lubrificada, evitando dor e aumentando o apetite sexual, previne a Vaginite e Cistite, tratando a candidíase (pois é anti-fungicida).

 

Trata a menopausa que é o período em que a mulher não mais menstrua, deixando de produzir o estrogênio, portanto elas apresentam muitos sintomas como citado acima.

 

A reposição hormonal tanto para homens quanto para mulheres deve ser feito a partir dos 35 anos.

 

Cerca de 95% das mulheres e homens sentem muitas dores nas articulações causado pela osteoporose, artrite e artrose, se começassem a fazer a reposição desde cedo não sentiriam dores.

 

Quando não se faz a reposição o cálcio que ingerimos não consegue se fixar nos ossos e os que já temos vão se perdendo com passar do tempo, deixando os ossos como uma lâmina com vários buracos (osteoporose), e é isto que causa as dores, principalmente a noite e nos dias frios quando a temperatura está baixa.

 

Muitos médicos tratam a osteoporose apenas com cálcio e anti-inflamatórios para aliviar a dor, isto ocorre porque muitos deles tem receio de fazer a reposição hormonal com estrogênio animal, pois este causa muitas reações indesejadas como cânceres, infartos, derrames e outros sintomas citados acima.

 

A proteína isolada ou concentrada de soja contendo isoflavona (de 50 a 60 mg) é o suficiente para uma reposição natural e sem reações, além de trazer beneficio para o organismo num todo.

 

A soja além de repor o cálcio irá fixá-lo nos ossos, tratando definitivamente a osteoporose, fazendo com que as dores nas articulações desapareçam, lembrando que o tratamento requer tempo e dependendo da gravidade da osteoporose poderá levar meses ou até anos, porém a melhora é significativa nos primeiros meses.

 

Os produtos da Goshen Alimentos são excelente fonte de proteínas, sais minerais e todos os componentes acima mencionados, sendo um alimento preventivo e curativo das mais diversas manifestações de desequilíbrio energético que geram a propensão às doenças.

 

"Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"

Hipócates

Hipócrates (em grego antigo: Ἱπποκράτης; Cós, 460 a.C.Tessália, 370 a.C.) é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da saúde, frequentemente considerado "pai da medicina", apesar de ter desenvolvido tal ciência muito depois de Imhotep, do Egito antigo.

É referido como uma das grandes figuras entre Sócrates, Aristóteles durante o florescimento intelectual ateniense.

Hipócrates era um asclepíade, isto é, membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde.